Buscar

Stress , Cortisol e Composição Corporal



"Qual o Wod de amanhã, preciso bater PR, tenho que ganhar, não posso falhar ... " Será que não está se preocupando demais e deixando de aproveitar a "viagem" ?

O que é Stress ?

O Stress é uma resposta fisiológica normal ao perigo, ou outra coisa que perturba seu equilíbrio. A resposta do seu corpo é supor que está em "luta ou fuga", pois é uma forma de protegê-lo. Há uma onda de ações hormonais associadas a esta resposta. Isso poderia ser provocado por um treino desafiador, quase ser atingido por um ônibus, discutindo com o seu chefe, ficar preso no trânsito ou preocupando-se demais com coisas que você não pode controlar.

O que é Cortisol?

O Cortisol é um hormônio liberado pelo córtex adrenal, é um hormônio principal de "luta ou fuga". Muitas vezes, é chamado de "hormônio do estresse" porque é lançado em tempos de estresse. Um dos principais trabalhos é facilitar algo chamado de gliconeogênese, ou seja, a quebra do glicogênio armazenado no tecido muscular em moléculas glicose para produção de energia.

O Cortisol é Bom ou Ruim?

Ambos, realmente ... mas não é tão simples. Quando liberado naturalmente em resposta ao estresse agudo, ele faz o trabalho que deveria fazer e ajuda a fornecer seu corpo com a energia necessária para escapar do perigo, sua ação pró-inflamatória ajuda a curar os tecidos danificados. Na vida normal, à medida que os seres humanos evoluíam, esses tipos de stress viriam rápido, mas também passavam tão rapidamente, permitindo que os níveis hormonais se normalizassem. Hoje em dia no entanto, é comum que as pessoas tenham vários picos de stress e passem muito tempo em "luta ou fuga", mantendo níveis elevados de Cortisol. Níveis crônicos elevados de cortisol estão associados a: diminuição da massa muscular magra, aumento da gordura corporal, diminuição da resposta auto-imune, entre outras coisas.

Como posso administrar o Stress?

Certos tipos de stress podem resultar em um saldo positivo, uma vez que o stress é tratado e você retorna à homeostase (um treino, aprendendo uma nova habilidade, falar em público, etc.). Outros tipos de stress agudos podem ser nocivos (sendo comido por um leão por exemplo) e o estresse crônico é particularmente ruim se não desligarmos a resposta ao stress. Sabemos que ações como ioga, meditação e técnicas de relaxamento ajudam a reduzir o stress, mas você não precisa se tornar um iogue ou um monge para trabalhar no relaxamento.

Você notará que coisas simples como ouvir música ou acariciar seu cão (ou de outra pessoa) também podem ajudar! Em suma, embora algum stress seja bom, precisamos desligá-lo. Os níveis crônicos de stress elevado dificultarão não só o desempenho esportivo e a composição corporal, mas também podem ter efeitos negativos para a saúde a longo prazo. Experimente algumas coisas para encontrar sua maneira favorita pessoal de relaxar.


Se você é como a maioria das pessoas, você é um camelo que carrega uma grande quantidade de palha com essas tensões de vida combinadas. Agora imagine o que poderia acontecer se você começar a empilhar mais palha com a preocupação, com a imagem do seu corpo, com o stress físico de seus exercícios ou com a restrição da ingestão de alimentos. A pilha de palha - o total acumulado de todas as coisas na sua vida que causa stress físico, mental e emocional - é conhecida como sua carga alostática. Ache suas estratégias de relaxamento, pratique-as regularmente e esvazie esta "pilha de palha" que está sobre você.


Por: Diego Righetto

Head Coach CrossFit Santista - CF Lv2 Trainer - Eleiko Lv1


56 visualizações
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Quinta

7:00 às 14:00

16:00 às 21:30

Sexta

7:00 às 14:00

16:00 às 21:00

Sábados

09:00 - 11:30

ENDEREÇO

Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 182

Encruzilhada - Santos
contato@crossfitsantista.com

Tel: 013 3221-1128

 

  • Flickr Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon

© 2013 por CrossFit Santista. Orgulhosamente criado pelo Head Coach Diego Righetto