Buscar

Nossa História


Era uma tarde comum, de um dia qualquer. Enquanto passeava com meus cães pelas ruas do bairro do Boqueirão encontrei um conhecido, ainda não tão amigo, Thiago Arias. O destino começava a costurar uma história que ainda não teve fim. A semente da CrossFit Santista estava sendo plantada ali.

Mas ainda não começa ai, é difícil contar como tudo começou sem ligar minha história pessoal e profissional. Após o meu desligamento de uma grande academia da cidade, parti em carreira solo no treinamento personalizado.

Havia uma inquietação interna quanto ao treinamento que vinha aplicando. Rotinas, periodização, movimentos isolados em máquinas, enfim tudo aquilo que todos fazem em academias. Sempre fui um grande surfista, de internet claro, pois nas ondas mesmo era mais diversão e trapalhada. Treinamentos militares sempre me chamaram muita atenção no quisito de condicionamento físico e mental.

Foi quando conheci o TRX Suspension Training (2008), onde começo uma linha de pensamento de movimentos funcionais livres de máquinas e uma janela de infinitas possibilidades. Logo depois disso veio a especialização em Kettlebells (2011). Nesse dia vieram algumas piadas e objeções por parte dos treinadores do curso de kettlebell sobre um tal de CrossFit, não sabia o que era e deixei para lá. Bem , mais ou menos, geminiano curioso que sou fui pesquisar, sem muito sucesso.


Sempre acreditei que antes de aplicar qualquer prática de exercício eu deveria primeiro viver isso, começar com cobaias e para isso servem os amigos (loucos). Inventei um tal de parquinho, onde eu e o louco em questão Rafael Olintho iamos a praia do boqueirão todas as quartas-feira treinar sob essa nova óptica. Acontece que onde tem um louco, aparecem outros e ai começei a chamar mais alguns para experimentarem. Entre uma foto e outra nas redes sociais virou quase um ponto de encontro. E não era cobrado nada, apenas a satisfação de aplicar aquilo que aprendia.

Em uma conversa informal durante as aulas de personal com minha aluna e futuramente sócia Fabiana Carduz, comentamos sobre CrossFit. Havia um grupo do Rio de Janeiro, CrossFit Rocinha que queria utilizar um espaço da Empresa Carduz em uma feira de eventos para mostrar a modalidade. Eles já haviam visto em uma Arnold Expo nos EUA. Bom nem preciso dizer que mais uma vez esse nome veio a tona e fui novamente navegar nas ondas virtuais.


Foi ai que o encontro e a conversa com Thiago Arias começou. Onde aprender? Onde treinar? Afinal por onde começar? Naquela ocasião eu já estava inscrito no curso de capacitação da CrossFit Brasil (2012), para o Thiago já não havia vaga, então, sem mais delongas vamos logo a fonte. Nos metemos em uma empreitada em terras portenhas. Naquela época, o curso CrossFit Level 1 era ministrado apenas em Buenos Aires – Argentina (2012). Incrivelmente lá conhecemos mais um bando de brasileiros em busca do mesmo ideal. Hoje são amigos e excelentes coachs da modalidade.

Enfim, certificado na mão, CrossFit Level 1 trainer e agora fazemos o quê? Mais uma vez precisava treinar e aprender antes de ensinar. Em um curso de final de semana não se faz um coach, apenas compramos o passaporte desse trem, que não para ou tem fim.

Nossas tentativas de improviso dentro de uma sala de academia foram extremamente frustrantes. Sob olhares curiosos e inquisitores era impossível treinar CrossFit. Era proibido pular corda, usar o TRX, levantar pesos, usar Kettlebells, bom na verdade, talvez eu fosse até proibido de respirar. O Thiago ainda tinha seu pequeno studio, mas o espaço não o permitia muito. Eu fui tachado de louco a fanfarrão, mas tudo bem, afinal inserir uma nova idéia, uma nova cultura nunca seria tarefa fácil.

A academia do clube XV, que já havia acreditado em meu trabalho outrora, quando montamos uma sala de treinamento em suspensão (TRX), mais uma vez cedeu seu espaço a essa nova empreitada. Aproveitamos a sala para treinar sem incomodar outros alunos e professores. Pudemos errar bastante ali, convidamos alguns amigos para vez ou outra serem nossas cobaias.


Em fevereiro de 2013 decidimos que às quintas-feira abririamos para aulas experimentais gratuitas. Neste momento a procura pela modalidade já estava surgindo, eu era o único com o curso LV1 em todo o litoral paulista. Mais uma vez as redes sociais nos ajudara a disseminar nossos ideais.

Nesse começo não tinhamos barras olímpicas, eram apenas 3 Kettlebells, 1 par de argolas, 2 foam rollers , 1 elástico, 2 medicine balls, as barras de musculação e bodypump da academia, que aliás acabamos entortando todas com o tempo. Longe de ser o ideal , mas foi um começo.

Pessoalmente, vivia uma das maiores dificuldades em minha vida particular, desde dormir no carro à marmita fria. Ainda assim, decidimos investir em equipamentos apropriados e nos afiliar a CrossFit Inc. Eu e Thiago Arias levamos um duro golpe de um estelionatário, todas minhas finanças foram levadas e os equipamentos nunca chegaram. Era o fim do sonho de ter um Box.

Mas o universo sorri para quem acredita e trabalha para seus sonhos. Thiago partiu para sua nova empreitada, hoje seu Thiago Arias Personal Studio é grande e respeitado por sua excelência. Eu, bem agora começa o segundo capítulo da história.

Os treinos não pararam, mesmo com o golpe continuamos, pois estava fora de cogitação fazer outra modalidade que não fosse CrossFit, sempre é a sua vez de fazer a próxima jogada.


Dotado de convicção que conseguiria infalivelmente, segui sozinho pelo caminho e fundei a CrossFit Santista em 17 de julho de 2013, sendo o primeiro afiliado do litoral paulista e entre os 50 primeiros do Brasil. O custo da afiliação foi um último suspiro, era hora de começar a trabalhar para viabilizar uma segunda investida. Foi quando surgiu o Bootcamp Bells & Balls, todos os dias na praia às 20:00h descia da sala do Clube XV com mais de 100kg de Kettlebells e ia para areia atender a novos membros dessa comunidade.

Pude contar com a ajuda de um grande parceiro, hoje coach, excelente atleta e o maestro das crianças do box no CrossFit Kids, Murilo Silva foi primeiro Staff da CrossFit Santista.

Como todo esforço só é expresso em recompensa quando nos recusamos a desistir, era hora de ousar. Com um projeto embaixo dos braços fui atrás de um investidor que acreditasse no CrossFit. Assim começou a parceria com a Carduz. Fábio Carduz é um dos principais colaboradores de nossa casa atual, acreditou na capacidade profissional e na invovação da CrossFit Santista. Sempre mantive um contato próximo com a Carduz e selamos essa parceria através da concepção do Box. Sócia proprietária da CrossFit Santista hoje, Fabina Carduz acreditou também e assistiu a toda trajetória dessa história descrita acima. Nossa relação professor-aluno-amigo se fortaleceu com essa parceria.


A vontade de todos os membros em ir para um local onde pudessemos chamar de casa era tamanha, que todos nossos alunos não mediram esforços para ajudar montar rapidamente o Box.

Todos os nossos treinadores foram alunos, desde os tempos primórdios e com todas as dificuldades acreditaram no trabalho que poderíamos desenvolver juntos. Uma base sólida como uma família, onde a chama original ainda se faz presente.

Alguns seguiram por caminhos diferentes, estão disseminando conceitos em outras comunidades. Mas é motivo de orgulho e simpatia saber que começaram aqui.

Nossas paredes, barras e kettlebells estão carregados de uma história rica de dificuldades e superação. Sou muito grato às adversidades que apareceram na minha vida, pois elas me ensinaram a tolerância, a simpatia, o autocontrole, a perseverança e outras qualidades que, sem essas adversidades eu jamais conheceria.


Hoje somos uma comunidade forte, com cerca de 150 membros (entre os que vem e vão), pessoas que acreditam que CrossFit vai além de um corpo bonito desfilando no verão, cativamos amizade, respeito, disciplina e diversão.

Agradeço a todos que fizeram e fazem parte dessa história.

Bem vindos a Família CrossFit Santista!

e a história continua ...


121 visualizações
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Quinta

7:00 às 14:00

16:00 às 21:30

Sexta

7:00 às 14:00

16:00 às 21:00

Sábados

09:00 - 11:30

ENDEREÇO

Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 182

Encruzilhada - Santos
contato@crossfitsantista.com

Tel: 013 3221-1128

 

  • Flickr Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon

© 2013 por CrossFit Santista. Orgulhosamente criado pelo Head Coach Diego Righetto